ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO 

Promove estudos sobre a educação na Amazônia, buscando compreender as relações entre Estado, sociedade e educação sob diferentes perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, com ênfase nos direitos educativos e nas políticas públicas que visam a democratização da educação. Compreende estudos sobre processos educativos, em diferentes espaços e instâncias: nos sistemas e instituições escolares, nos movimentos sociais e em outras formas de organização da sociedade civil amazônica. Estuda a construção social dos direitos educativos, as determinantes e características das políticas públicas de educação básica e superior, bem como a gestão dos sistemas de ensino e de unidades escolares nos diferentes estados da região amazônica. Abrange estudos sobre Estado, políticas, legislação, administração, financiamento, economia e avaliação da educação, compreendendo questões de acesso, permanência, desigualdades e formas de participação. Investiga as interfaces com as diferentes linguagens e suas manifestações nas e pelas práticas culturais, constitutivas de processos de formação de subjetividade. Discute a linguagem, levando-se em consideração as práticas sociais, as diversas modalidades linguísticas, gêneros textuais, as questões sócio discursivas, que abrangem variadas perspectivas de estudos, tais como: alfabetização, letramento e multiletramentos; gêneros discursivos/textuais; estudo de textos literários, literatura infantil e infanto-juvenil, entre outros. Investiga as relações entre linguagem, cultura, currículo, saberes escolares e não escolares. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento, aos processos de ensino e de aprendizagem e às práticas educativas em diversos componentes curriculares. Problematiza a formação de professores de diferentes etapas e modalidades da educação. Estuda, nos processos educativos, as manifestações contemporâneas da dominação e exploração, bem como as resistências que a elas interpõem os diversos sujeitos sociais organizados em redes e movimentos. Abrange estudos sobre desigualdades educativas, educação popular, educação e trabalho, educação e gênero, e sobre lutas por direitos educativos e, nesse âmbito, pelo reconhecimento da diversidade dos sujeitos sociais (trabalhadores rurais e urbanos, indígenas, afrodescendentes, migrantes, pessoas em regimes de privação de liberdade etc.). Investiga os atos formativos e as práticas pedagógicas em seus diversos níveis e abrangência educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), ensino superior e espaços não formais incorporando estudos sobre aspectos epistemológicos, metodológicos e imbricações oriundas da teoria e da prática no processo de formação e atuação docente, tanto inicial como continuada. Contempla estudos sobre sistemas, desenvolvimento curricular e políticas de formação; profissionalização e prática docente; tecnologias de informação e comunicação, em situação de ensino presencial e a distância.

 

 LINHA DE PESQUISA 1:

EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: FORMAÇÃO DO EDUCADOR, PRÁXIS PEDAGÓGICA E CURRÍCULO

Propõe a geração e difusão de conhecimentos, desde diferentes perspectivas teórico-metodológicas, sobre a formação do educador, o currículo e a práxis pedagógica, tendo como foco a educação formal e não formal na região amazônica. Neste sentido promove incursões investigativas sobre a formação inicial e continuada de educadores vinculados à educação superior e às etapas e modalidades da educação básica, realizada por instituições amazônicas, discutindo as bases epistemológicas, históricas e filosóficas que consubstanciam essa formação, os processos envolvidos na profissionalização e na práxis pedagógica. Articula as questões referentes à formação do educador amazônico e sua práxis pedagógica ao debate curricular sobre a produção e distribuição social dos conhecimentos, as políticas de currículo, aos fazeres curriculares e as especificidades regionais da história do currículo e disciplinas escolares. Investiga os processos emergentes de produção de conhecimento, sustentados pelas tecnologias em rede, os paradigmas que orientam a práxis pedagógica no contexto da cibercultura, do trabalho cooperativo e colaborativo na dimensão de uma inteligência coletiva que se constrói mediante as trocas simbólicas nos ambientes virtuais e nos recursos didáticos produzidos para essa dimensão.


 LINHA DE PESQUISA 2:

ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Realiza estudos e pesquisas de políticas públicas de educação (formulação, implementação e avaliação educacional), administração educacional e sistemas educativos, com ênfase nas relações entre Estado e Sociedade, planejamento, avaliação, legislação, financiamento, gestão da Educação Básica em suas diferentes etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e Educação Superior, modalidades de ensino (educação de jovens e adultos e educação profissional), bem como suas formas de organização entre a sociedade civil e a sociedade política; movimentos sociais e educação; Estudo das relações entre o trabalho e a educação nas suas múltiplas dimensões em espaços escolares e não escolares; Educação e formação profissional. 


 LINHA DE PESQUISA 3:

SABERES, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

Estuda a relação saberes, linguagem e educação no contexto da Amazônia, a partir de práticas educativas que enfatizam o ensino, a aprendizagem, a interação discursiva, a alfabetização, o letramento, a leitura, a escrita e a numerização na construção do conhecimento escolar. Compreende o processo educacional em suas características históricas, sociais, culturais, estéticas, cognitivas e políticas, em espaços escolares e não escolares, em seus diferentes níveis, etapas e modalidades. Discute saberes socialmente produzidos na Amazônia e processos de formação humana.