O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) foi aprovado pela Capes em 05/04/2019, com a característica de ser o primeiro Doutorado em Educação em Rede do País, que articula 39 pesquisadores de 9 Universidades Federais e uma Universidade Estadual da Região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA, para a formação de novos doutores para investigar, prioritariamente, a educação na Região,  assumindo o desafio de pensar estratégias de integração intrarregional, capazes de consolidar os grupos de pesquisas existentes na Amazônia e formar novos pesquisadores em nível de Doutorado.

O caráter inovador da proposta revela-se também pelo uso de metodologias criativas necessárias para a constituição da Rede PGEDA, que visam diminuir distâncias geográficas, aproximar professores orientadores e respectivos orientandos, maximizar recursos, sendo garantidas a qualidade e a rigorosidade epistêmica na formação dos professores, futuros doutores, pesquisadores em educação da e na Amazônia.

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – Doutorado em Rede tendo por sede a Universidade Federal do Pará e sua gestão está organizada com instituições que desempenham três tipos diferentes de papéis institucionais (Instituição Associada Coordenadora, Instituição Associada Polo e Instituição Associada).

Como Instituição Associada Coordenadora é responsável por enviar a proposta, coordenar e integrar as demais instituições associadas, alimentar e gerenciar a Plataforma Sucupira. Assume também funções formativa (oferta de orientação e participação nas atividades integradas de ensino) e certificadora. Deve dispor de uma secretaria executiva e infraestrutura física mínima, contendo salas exclusivas para coordenação e secretaria.

Como Instituição Associada Polo assume funções formativa (oferta de orientação e participação nas atividades integradas de ensino) e certificadora. Deve dispor de uma secretaria e infraestrutura física mínima, contendo salas para coordenação e secretaria. As instituições Associadas Polo devem ter, pelo menos, cinco docentes da categoria permanente do Programa.

Como Instituição Associada assume função formativa (oferta de orientação e participação nas atividades integradas de ensino).

Todas as instituições devem assegurar condições infra estruturais adequadas para as atividades de ensino, orientação e pesquisa, garantindo salas de aula, sala de aula com estrutura de EAD e plataformas compatíveis, salas para os grupos de pesquisa vinculados, gabinetes para docentes, bibliotecas e equipamentos informacionais.

Serão fori deliberativos das questões relativas ao Programa o Colegiado de Coordenação e o Colegiado dos Polos.

São objetivos do Programa:

• Contribuir para a produção integrada de conhecimentos acadêmico-científicos sobre a Educação na Amazônia e áreas correlatas, por meio da execução de projetos de pesquisa, guardando coerência com as linhas propostas no Programa.

• Atender, em rede, à demanda de formação e capacitação de recursos humanos em nível de doutorado para o ensino superior e para a pesquisa na Educação e áreas correlatas na Região Amazônica.

• Contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa nas diferentes instituições envolvidas e da qualidade acadêmico-científica nas publicações e outras contribuições, buscando a excelência da produção sobre Educação e Educação na Amazônia, na qualidade de área de conhecimento.

• Colaborar para a qualificação das políticas e práticas educativas implementadas na Amazônia e, especialmente, no enfrentamento da baixa qualidade da educação básica na Amazônia, revelada em seus diferentes indicadores oficiais.

• Fortalecer as diferentes ações formativas desenvolvidas por comunidades tradicionais da Amazônia, escolares ou não, promotoras do reconhecimento e da valorização dos povos e das culturas tradicionais.

• Disseminar conhecimentos, por meio de eventos técnico-científicos nacionais e internacionais, relacionados às áreas da Educação e da Educação na Amazônia, buscando articulação consistente entre pesquisadores e profissionais da educação das diferentes instituições envolvidas.

O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia – PGEDA – Associação em Rede, tem a Educação como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e 3) Saberes, Linguagem e Educação e obedecerá ao fluxo curricular estabelecido no Regimento do Curso a seguir detalhado:

1º semestre letivo: Disciplina Obrigatória do Programa; Atelier de Pesquisa I e Vivência no Grupo de Pesquisa I.

2º semestre letivo: Disciplina Obrigatória de Linha de Pesquisa; Atelier de Pesquisa II; Vivência no Grupo de Pesquisa II; Atividades Acadêmicas de Produção Intelectual e Validação do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira.

3º semestre letivo: Atelier III e a Vivência no Grupo de Pesquisa III.

4º semestre letivo: Atelier IV, Vivência no Grupo de Pesquisa IV e Acadêmicas de Produção Intelectual.

5º semestre letivo: Qualificação da Tese.

6º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

7º semestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

8ºsemestre letivo: Elaboração/Defesa da Tese.

A partir do 3º semestre o doutorando poderá cumprir a uma Disciplina Optativa.

Neste percurso, o doutorando deverá cumprir 8 créditos de disciplinas obrigatórias; 4 créditos de disciplinas optativas; 14 créditos de atividades práticas e 12 créditos de defesa de Tese, perfazendo o total de 38 créditos, desenvolvidos em 960 horas. As atividades do curso serão efetivadas por meio de ações presenciais e ações on line.

Nas disciplinas práticas 1 crédito equivale a 30 horas.

Dada a especificidade inerente a oferta de um curso de doutorado em rede, o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia irá oferecer suas atividades curriculares por meio da combinação de educação presencial e presencial virtual.

Os componentes curriculares de caráter obrigatório e os optativos serão ofertados por um dos polos que integram a rede de instituições que fazem parte da proposta, a partir de planejamento semestral aprovado pelo colegiado do curso.

Cada componente curricular será ofertado, simultaneamente, de forma presencial, para os/as doutorandos/as que estão matriculados no polo que responsável pela oferta, e presencial virtual para os doutorandos de outros polos.

A oferta na modalidade presencial virtual se dará por meio de videoconferência, uma vez que esta tecnologia possibilita que grupos distantes, situados em lugares geograficamente diferentes, estabeleçam comunicação entre si por meio de sinais de áudio e vídeo, recriando, à distância, as condições de um encontro entre pessoas.

Todos os polos deverão possuir sala de vídeo conferencia que irão funcionar no formato de tele-educação, com organização semelhante ao de uma sala de aula presencial. As mesmas serão estruturadas de forma flexível (possibilitando mudanças, por exemplo, para reuniões de grupo, apresentação de seminários, etc.).

Para que a oferta das atividades curriculares na forma presencial e presencial virtual seja exitosa, está previsto o acompanhamento dos doutorandos por um docente do programa que fará o acompanhamento e a orientação didático-pedagógica dos discentes matriculados na disciplina, constituindo-se enquanto orientador de disciplina. Caberá a este docente problematizar as aulas, mediar a leitura dos textos, elaborara atividades problematizadoras, promover fóruns de discussão entre os alunos e atribuir os conceitos ao final da disciplina.