POLO BELÉM

ALARGANDO FRONTEIRAS EDUCACIONAIS: POLITICAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO E INCLUSÃO DAS DIFERENÇAS SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA

Coordenador(a): Eugenia da Luz Silva Foster

Descrição: Trata-se de um projeto de investigação em âmbito internacional envolvendo três países (Brasil/Amapá, República De Cabo Verde, Guiana Francesa) que tem como objetivo realizar um estudo comparativo das políticas adotadas por cada sistema de ensino envolvido na pesquisa, em diálogo com os movimentos sociais, no sentido de promover a inclusão das diferenças sócio-culturais e raciais, bem como o combate ao racismo na escola.    

Período: 2019 - Atual

 

A EMERGÊNCIA DA ABORDAGEM CIENTÍFICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Coordenador(a):  Genylton Odilon Rego da Rocha

Descrição: Neste projeto o objeto de estudo será a emergência da abordagem científica no ensino da geografia escolar, no Estado do Pará. Por se tratar de um estudo de caráter histórico - nossa intenção é desenvolvê-lo sob a luz da chamada história das disciplinas escolares -, o mesmo se constitui em mais uma contribuição para a consolidação do emergente campo da história do currículo e mais precisamente, da história das disciplinas escolares...

Período: 2018 - Atual

Financiamento:  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa

 

PARA ALÉM DAS SALAS DE AULA: SOCIABILIDADES ADOLESCENTES, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AÇÃO PEDAGÓGICA

Coordenador(a): Wilma de Nazaré Baía Coelho

Descrição: O projeto analisará as relações que os adolescentes, estudantes de seis escolas da Rede Pública da cidade de Belém - no Estado do Pará, engendram no ambiente escolar, por meio de três dimensões complementares. Por um lado, a pesquisa realizará uma etnografia do espaço escolar, considerando as relações de poder estabelecidas entre os adolescentes, a partir dos grupos nos quais se inserem; por outro lado, a pesquisa sopesará as representações que os adolescentes formulam sobre as relações vividas dentro do espaço escolar; além disso, analisará os modos pelos quais os educadores (professores, gestores e coordenadores pedagógicos) lidam com tais sociabilidades.
EQUIPE DO PROJETO/PESQUISADORES E COLABORADORES
Profa. Dra. WILMA DE NAZARÉ BAÍA COELHO (UFPA) Coordenadora 
Prof. Dr. MAURO CEZAR COELHO (UFPA) Pesquisador 
Prof. Dr. CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA (UFPA) Pesquisador 
 Profa Dra NICELMA JOSENILA COSTA DE BRITO(Núcleo Gera) Pesquisadora 
Profa Dra KÁTIA EVANGELISTA REGIS(UFMA) Pesquisadora
Prof. Dr. ARTHUR BELFORD POWELL (Rutgers University-Newark). 
Prof.Ms. FELIPE ALEX SANTIAGO CRUZ (UFRA) Colaborador
Profa Ms. RITA DE CASSIA CABRAL RODRIGUES DE FRANÇA (Escola de Aplicação/ UFPA) Colaboradora
Profa Ms. ANNE DE MATOS SOUZA FERREIRA (Instituto Federal do Mato Grosso) Colaborador.

Período: 2019 - Atual

Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq - Bolsa e Auxílio Financeiro.

 

POLO MANAUS

ACOMPANHAMENTO DE DOUTORES EGRESSOS DA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ? REAMEC: IMPATO DA SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Coordenador(a): Evandro Ghedin (UFAM)

Descrição: Neste projeto articulamos em rede 09 Estados da AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA- ALB, associados á REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ? REAMEC. Na busca de diagnóstico permanente das ações formativas do Programa de doutorado para permanente planejamento temos como questão central : Qual impacto de Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Região da Amazônia Legal Brasileira pode ser identificado na Educação Básica e superior a partir da atuação dos professores- pesquisadores egressos? Nosso recorte contempla os nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e a Área de conhecimento (Ensino, Área 46), especificamente Educação em Ciências e Matemática, com subprojetos por Estado e de foco de investigação (educação infantil, educação básica, ensino superior, educação profissional e tecnológica, educação não formal). Os subprojetos corresponderão a estudos locais de doutorandos e docentes de cada estado sob a coordenação do Representante Estadual. Adotaremos uma abordagens de pesquisa qualitativas sem prescindir de dados quantitativos necessários. Utilizaremos procedimentos como: entrevistas semiestruturada, questionários com questões semiabertas, análise de nuvens de palavras, recortes de narrativas e grupo focal, entre outros, e procederemos a análise do conteúdo expresso nos instrumentos. O enfoque de metodologias quantitativas, será através da busca a bancos de dados e da aplicação de questionários para egressos dos PG em Ensino (2011-2020). Objetivamos, ao final com os resultados produzidos por esta pesquisa, apontar para ações de impacto da PG na Região da Amazônica e contribuir para a tomada de decisões para a superação das assimetrias regionais, relativas a formação em Pós Graduação e e sua inserção na Educação Básica..

Período: 2020 - Atual

 

CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: A CONSTRUÇÃO RIZOMÁTICA DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Coordenador(a): João Luiz Barros (UFAM)

Descrição: O pensamento filosófico e educativo das múltiplas compreensões sobre o sentido e significado do corpo e tessituras de saberes plurais, heterogêneos, curriculares e das experiências problematizam o domínio de práticas pedagógicas dicotômicas na educação básica. Neste sentido, na perspectiva de dialogar com o contexto das escolas municipais e estaduais do Estado do Amazonas, trazemos este projeto de pesquisa com o intuito de estudar e pesquisar docentes e discentes em suas práticas pedagógicas, os quais vivenciam situações que impedem ou possibilitem uma aprendizagem e desenvolvimento humano em sua totalidade, complexidade, singularidades e incertezas no processo educativo, sobretudo considerando o desejo de afirmar a importância da corporeidade e sua contribuição nas atividades pedagógicas cotidianas, abrangendo uma proposta rizomática e de formação humana plena do cidadão. Através da interlocução com autores como Assmann, Capra, Deleuze, Guattari, Maturana, Varella e Foucault; consideramos a corporeidade como processo, assinalando-a com uma proposta científico-pedagógico-filosófica coerente com uma perspectiva emancipatória e contra-hegemônica do corpo que, para além do racionalismo clássico linear de entendimento da realidade, compreende o conhecimento como um campo de conexão entre as diversas possibilidades interpretativas. Evidenciando que na Educação Básica não cabe mais a organização disciplinar do conhecimento, as noções de rizoma e de corporeidade viabilizam múltiplas produções de sentidos, significados e saberes diversos..

Período: 2020 - Atual

 

POLO SANTARÉM

LABORATÓRIO EDUCACIONAL DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Coordenador(a): José Ricardo e Souza Mafra (UFOPA)

Descrição: O objetivo principal do projeto LEMM é investigar ciclos de modelagem que contribuam para a educação STEM no contexto amazônico do ensino de ciências e de matemática. O projeto LEMM se justifica ao pretender reconhecer e ressaltar a importância da educação STEM na Amazônia, de modo que professores em formação e professores em exercício da educação básica do oeste paraense desenvolvam um entendimento de valorização de temáticas regionais como ponto de partida para o planejamento de ciclos de modelagem visando a uma prática pedagógica inovadora e ativa. As ações e os procedimentos desenvolvidos no âmbito do projeto LEMM deverão favorecer um cenário para investigar ciclos de modelagem que efetivamente contribuem para educação STEM no contexto amazônico de ensino de ciências e de matemática. Num primeiro momento, os participantes do projeto, sob supervisão do coordenador e/ou do vice-coordenador, farão visitas a escolas públicas de Santarém a fim de fazer diagnóstico inicial sobre a implementação, o uso e a manutenção de materiais educacionais para o ensino de ciências e matemática; bem como farão entrevistas com professores da educação básica para identificar como esses materiais didáticos estão sendo utilizados e se promovem de alguma maneira competências científicas. Esse momento será finalizado com a tabulação dos dados da pesquisa diagnóstica. Num segundo momento, com base nos resultados da pesquisa diagnóstica em que serão focalizadas as necessidades e os anseios dos professores com relação a materiais educacionais em que serão desenvolvidos ciclos de modelagem que contribuam efetivamente para educação STEM nas escolas parceiras do projeto. Num terceiro e último momento, os ciclos de modelagem produzidos serão aplicados e avaliados. Tal aplicação será registrada por meio de imagens, de vídeos, de registros escritos para posterior análise. Os materiais produzidos serão analisados visando a interpretá-los quanto a possibilidades e desafios para educação STEM no contexto amazônico. Para subsidiar as análises, serão construídos relatórios com dados qualitativos e quantitativos, quadros e gráficos demonstrativos. O terceiro momento será finalizado com a interpretação de dados e publicação dos resultados alcançados...

Período: 2020 - Atual

 

PESQUISA APLICADA EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Coordenador(a): Juracy Machado Pacífico (UNIR)

Descrição: A proposta surge do trabalho de pesquisadores que possuem uma longa trajetória de pesquisas e produções na área de Educação, bem como de parcerias estabelecidas em diferentes contextos, seja no âmbito da graduação, da pós-graduação ou da atuação em associações científicas e profissionais. Inicialmente estão envolvidas as instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Uninove; PUC-SP; Universidade Federal de Rondônia. O projeto de investigação parte da necessidade observada por um grupo de pesquisadores que, envolvidos em programas de pós-graduação em diferentes regiões do país, vem fazendo indagações convergentes sobre as pesquisas na Área de Educação. Como ponto de partida definimos pela realização de um levantamento denominado de ?estado do conhecimento? das pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação que tenham como foco o estudo de temáticas da Área de Educação, a partir de pesquisas aplicadas. O projeto visa analisar como e quando a questão da pesquisa aplicada aparece nas pesquisas em Educação no Brasil, no sentido de que a análise crítica dos estudos sobre as pesquisas realizadas nos programas de pós-graduação em educação possa identificar contribuições das pesquisas aplicadas para a melhoria da qualidade da educação e de sua avaliação no país. A pesquisa terá delimitação temporal de 10 anos para realizar o levantamento das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação, que apontem a pesquisa aplicada como abordagem teórico-metodológica. O projeto vincula-se à Rede Internacional de Pesquisa Aplicada em Educação (RIPAE), que está sendo constituída, tendo os coordenadores institucionais desse projeto de pesquisa como proponentes...

Período: 2018 - Atual

 

FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM COMUNIDADES COLABORATIVAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

Coordenador(a): Solange Helena Ximenes Rocha (UFOPA)

Descrição: O projeto objetiva promover espaços de desenvolvimento e aproximação entre a universidade e as escolas parceiras nas ações de caráter colaborativo com base em princípios de continuidade, inovação científico-pedagógica e (trans)formação dos processos de aprendizagens científico-pedagógica e interinstitucional para melhoria da formação científica na educação básica no Oeste do Pará...

Período: 2020 - Atual

 

DESVELANDO OS MEANDROS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NA AMAZÔNIA: DO OFICIAL AO INSTITUÍDO

Coordenador(a): Tania Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA)

Descrição: O processo de redemocratização do estado brasileiro levou ao enfrentamento de dificuldades históricas da educação no que tange ao acesso e à permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola, ou na universidade, com qualidade social. Se por um lado, há todo um conjunto de ações na direção da constituição de políticas públicas de educação visando melhoria da qualidade da instituição educativa, por outro vemos ainda os baixos índices de aproveitamento, seja na educação básica, seja no ensino superior. Essa contradição nos mobiliza, enquanto pesquisadores, a nos debruçarmos sobre a questão, principalmente quando pensamos na diversidade cultural presente na Amazônia brasileira. A análise da mesma nos remete a um quadro que não é somente brasileiro, ou seja, outros países da América Latina compartilham de dificuldades semelhantes. Visando compreender mais amplamente a questão, este projeto se articula com a pesquisa desenvolvida no âmbito do Projeto PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA, e integra também estudos doutorais do programa PPGSND/UFOPA, de maneira a propiciar uma ampliação da visão destes problemas tendo as experiências de educação integral na Amazônia como objeto de estudo, desde a temática transversal da ambientalização. Para tal, nos propomos realizar inicialmente um estudo do estado da arte sobre essas temáticas junto aos programas de pós-graduação em educação da região, bem como compreender como os professores manejam os conceitos de desenvolvimento, aprendizagem e sustentabilidade no âmbito da sala de aula e produzem práticas que sejam bem-sucedidas, dando destaque para a inclusão digital numa perspectiva da inclusão social, com vistas a propor objetos educacionais que venham a favorecer o aprendizado de forma significativa. Neste sentido, adotamos os princípios da educação integral politécnica no âmbito da Educação básica e Superior, e assumimos como nosso lócus do estudo empírico a cidade de Santarém, Pará...

Período: 2015 - Atual

 

POLO TOCANTINS

PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA NA AMAZÔNIA – EDITAL Nº 21/2018/CAPES.AÇÕES INTEGRADAS DE ENSINO E PESQUISA PARA QUALIFICAR A FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PARÁ, TOCANTINS E RIO GRANDE DO NORTE

Coordenador(a): Jocyleia Santana dos Santos (UFT)

Descrição: O PROCAD-AMAZÔNIA referente ao edital Nº 21/2018 da CAPES é coordenado pelas Dra Ivanilde Apoluceno, Dra Jocyléia Santana e Dra Rita Magalhães e envolve docentes de três Programas de Pós-Graduação em Educação, o da: (1) Universidade do Estado do Pará - UEPA (proponente), que possui nota 3,0 no mestrado, o da (2) Universidade Federal do Tocantins – UFT, com a nota 3,0 e o da (3) Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com nota 5,0, proposto para a linha 2.O Projeto “Ações integradas de ensino e pesquisa para qualificar a formação na pós-graduação em educação: Pará, Tocantins e Rio Grande do Norte” se caracteriza pela implementação de rede de cooperação acadêmica entre a Universidade do Estado do Pará, a Universidade Federal do Tocantins e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, visando o fortalecimento acadêmico destes programas de pós-graduação e a consolidação de suas linhas de investigação, promovendo a mobilidade intra e interregional.

Período: 2018 - Atual

 

ESTÍMULO A INOVAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Coordenador(a): José Damião Trindade Rocha (UFT)

Descrição: A política de pós-graduação em educação no país, assim como das demais áreas tem uma métrica: documentos de área, fichas, pareceres e resultados da avaliação. Temos um sistema nacional de avaliação que congrega todos os programas de pós-graduação. Tivemos muitos avanços, mas vários desafios, inclusive em função das assimetrias entre as regiões brasileiras. Nesse sentido, o fomento às pesquisas tem papel fundamental para as políticas educacionais, pois os recursos financeiros são indispensáveis para viabilizar a produtividade e inovação em educação. Todavia os programas acadêmicos tem financiamento, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como um de suas atividades os investimentos na formação de recursos humanos, incluindo bolsas, mas os programas profissionais não possuem fomento governamental. O Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação (PPPGE) é uma proposição nova, de pesquisa aplicada, submetido à avaliação da Capes, tendo sua APCN aprovada em 23/10/2015 e com a sua primeira turma 06/03/2017 com área de concentração em Ensino e Aprendizagem. O mestrado profissional é um curso de pós-graduação stricto sensu e confere prerrogativas idênticas às propiciadas pelos mestrados acadêmicos com os quais compartilha critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também lhes destina outros critérios específicos. Suas peculiaridades advêm, sobretudo, do sentido dado à qualificação profissional em alto nível e à pesquisa, que precisa estar orientada para o desenvolvimento e para a inovação. Na estruturação curricular do PPPGE procuramos estabelecer estreitas relações com os sistemas de ensino, articulando ciência e tecnologia, pesquisa de alta qualidade e intervenção prática contextualizada. Seu objetivo é formar mestres em educação, por meio da pesquisa aplicada, para o exercício da docência na educação básica, trabalhando a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional que compreende participação na organização e gestão de sistemas escolares e não-escolares e instituições de ensino. Para além da pesquisa desenvolvida pelos alunos para os produtos finais e orientadas pelos professores, de 2017 pra cá, têm-se implementado um projeto guarda-chuva de pesquisa e inovação e buscado parcerias para fomento, congregando os quadros docentes dos dois programas de educação da UFT: o acadêmico e o profissional. No período de 2017 a 2019 foram implementados projetos de pesquisas junto a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) em parceria, por meio de Termo de Cooperação, com fomento da Faculdade Dom Orione (FACDO) e da Faculdade ITOP. Este projeto trata do ESTÍMULO A INOVAÇÃO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO, projeto de pesquisa que por meio convênio celebrado conta com o aporte financeiro do INSTITUTO EDUCACIONAL SAPIENCIA PEDAGOGICO (IESP) da cidade de Luís Eduardo Magalhães do Estado da Bahia, com plano de trabalho detalhado de ações e desembolsos. Por se tratar de um programa novo com Nota 3, a sua melhoria depende da produtividade em pesquisa. Ao término do seu primeiro quadriênio em de avaliação da Capes, em 2021, a sua avaliação dependerá em parte da produção e inovação em pesquisa. A política de pós-graduação em educação no país, assim como das demais áreas tem uma métrica: documentos de área, fichas, pareceres e resultados da avaliação. Temos um sistema nacional de avaliação que congrega todos os programas de pós-graduação. Tivemos muitos avanços, mas vários desafios, inclusive em função das assimetrias entre as regiões brasileiras. Nesse sentido, o fomento às pesquisas tem papel fundamental para as políticas educacionais, pois os recursos financeiros são indispensáveis para viabilizar a produtividade e inovação em educação...

Período: 2019 - Atual