POLO BELÉM

O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: DEVIRES DO CORPO POLÍTICO FEMININO NAS ARTES DE ESCREVER-EDUCAR.

Coordenador (a): Gilcilene Dias da Costa (UFPA)

Descrição: O projeto de pesquisa ?O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar? enseja uma perspectiva estética e política do corpo feminino experimentada nos interstícios da palavra literária, da filosofia da Diferença e das artes de escrever-criar-educar. Movida pela ideia-força deleuziana do livro-rizoma como componente de desterritorialização da máquina literária e da relação texto-leitor, tal perspectiva será conectada a vetores de criação da palavra literária e seus sentidos múltiplos e disjuntivos. No campo filosófico-literário, a pesquisa-rizoma se deslocará por geografias nômades do pensamento filosófico da diferença com Nietzsche, Deleuze e Guattari, Foucault; nos labirintos da palavra literária com Clarice Lispector, Patrícia Galvão, Frida Kahlo, Blanchot, Bataille, Beckett, Kafka; nas interseccionalidades dos estudos feministas e estudos queer com Simone de Beauvoir, Judith Butler, Beatriz Preciado, Ângela Davis. Intercessores e intercessoras singulares do pensamento da Diferença, que, em suas singularidades, lançaram-se aos abismos da inquietude de um pensar-intervir nos processos históricos e sociais que forjaram e forjam o nosso presente e a nossa condição, sobretudo a da mulher. Percorrendo as geografias nômades do pensamento filosófico-literário da diferença, com sensibilidade e acidez, tensionaremos a moral dos valores patriarcais instituídos historicamente e nos lançaremos ao desafio de maquinar devires de uma educação múltipla e disjuntiva no dorso da palavra literária, ?máquinas de máquinas? conectadas por desejo e contágio devorador, um vitalismo artístico capaz de canalizar fluxos de vida na educação por movimentação e desterritorialização do corpo político feminino e sua máquina literária, por potências subversivas e inventivas.

Período: 2019 – Atual

 

ARTE-PERFORMANCE: VARIAÇÕES ANÁRQUICAS E EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO

Coordenador (a): José Valdinei Albuquerque Miranda (UFPA)

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa perspectivar a performance como uma arte experimental anárquica, enquanto potência criativa e produtora de disparos libertários na educação Na confluência entre Filosofia da Diferença (DELEUZE,1997) e estudos da Performance e Educação (PEREIRA, 2013), a proposta busca construir um campo de problematização a partir de algumas questões: O que pode um corpo em performance na educação? Que disparos libertários e criativos a arte da performance pode produzir na educação? Que variações anárquicas a performance pode potencializar e intensificar na educação? Como pensar a conexão entre a prática pedagógica do professor à arte-performance na escola básica? Como trabalhar a performance na escola básica sem instrumentalizar sua arte? Que perspectivas educacionais são abertas ao pensar o professor-performer de suas práticas pedagógicas? No aspecto teórico aproxima-se da filosofia da diferença ou multiplicidade interligado ao conceito de performance (COHEN, 2002) e seus desdobramentos para o campo da educação e das práticas pedagógicas. A abordagem metodológica segue as pistas do método cartográfico que tem como ênfase o acompanhamento dos processos a partir da composição de um plano conceitual (DELEUZE e GUATTARI, 1996); (KASTRUP, 2015). A realização da pesquisa possibilita pensar o conceito de arte--performance, seus desdobramentos, variações e potencial enquanto arte experimental anárquica que mobiliza agenciamentos coletivos, produz h heterotopias inventivas e deesterriterializações das práticas pedagógicas na educação.

Período: 2019 – Atual

  

POLO MANAUS

FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS E SABERES

Coordenador (a): José Vicente de Souza Aguiar (UEA)

Descrição: Corresponde a uma proposta de pesquisa relacionada e desenvolvida junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia/UEA, ao Doutorado em Educação na Amazônia EDUCANORTE e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática aos quais estou vinculado como professor permanente. A proposta atende as orientações realizadas nesses programas com foco nos estudos dos fundamentos didáticos/epistêmicos da pesquisa educação, ensino de ciências e saberes, considerando o aporte fenomenológico e aproximações aos estudos pós-estruturais. As atividades são desenvolvidas a partir da construção de entendimento fenomenológico da pesquisa em educação, ensino de ciências e saberes, centrado em estudos fenomenológicos da existência a partir das experiencias realizadas no mundo vivido com a porte principalmente em Merleau-Ponty, cujos propósitos visam compreender os fundamentos da percepção no ato de pesquisa, do ensino e aprendizagem, além de articularmos essa perspectiva fenomenológica às formas como os agentes representam os seus mundos vividos considerando a sua relação com ele. O aporte fenomenológico sugere que pensemos a relação do homem como o mundo e com a ciência a partir da ideia de que tudo aquilo que sei do mundo, mesmo por ciência, eu o sei a partir de uma visão minha ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência não poderiam dizer nada. Todo o universo da ciência é construído sobre o mundo vivido, e se queremos pensar a própria ciência com rigor, apreciar exatamente seu sentido e seu alcance, precisamos primeiramente despertar essa experiência do mundo da qual ela é a expressão segunda? (MERLEAU-PONTY, 2011, pp. 03/04). Para a consolidação desse projeto e para atender o aspecto do ensino articulamos os estudos a Jean Pierre Astolfi, André Giordan e Gaston Bachelard, principalmente, com foco para os aspectos da formação do pensamento e os obstáculos epistêmicos; a formação científica e as aproximações sucessivas; o tratamento didático dos obstáculos epistemológicos para o ensino de ciências e o tratamento didático do erro para o ensino de ciências...

Período: 2018 – Atual

 

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS: AS VISUALIDADES E OS SABERES ARTÍSTICOS AMAZÔNICOS EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS PERIFÉRICOS DE BOA VISTA/RR

Coordenador (a): Leila Adriana Baptaglin (UFRR)

Descrição: A presente pesquisa busca compreender como as intervenções artísticas contemporâneas instigam o desenvolvimento artístico e cultural nos espaços educacionais de Boa Vista/RR. Para isso, serão realizadas 3 etapas de desenvolvimento: 1- Pesquisa no e sobre o contexto; 2- Desenvolvimento das atividades artísticas; 3-Execução das atividades. Cada etapa envolve a participação de gestores culturais, gestores escolares e a comunidade de modo a possibilitar o conhecimento teórico do campo das artes com base na cultura visual. O desencadear da pesquisa busca o conhecimento e a valorização das intervenções artísticas urbanas no estado de Roraima.

Período: 2017 – Atual

 

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO POR MEIO DAS FERRAMENTAS GOOGLE FOR EDUCATION

Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)

Descrição: A divulgação da ciência compreende a importância de utilizar as tecnologias educacionais como ferramentas que estão disponíveis para construir uma aula diferenciada e inovadora, visando proporcionar a aprendizagem de ciência de maneira significativa. Visa-se mediante o estudo analisar as potencialidades da divulgação científica no ensino de ciências mediante as ferramentas Google for Education disponíveis para professores e alunos...

Período: 2019 – Atual

 

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ÁREAS VERDES- COMO ESPAÇO DIALÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA

Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)

Descrição: As áreas verdes podem ser caracterizadas como espaços não formais de educação, podendo contribuir para estratégia educativa na prática da divulgação cientifica (DC), em aulas de Ciências do ensino fundamental I e II.
o projeto visa perceber de que modo a divulgação da ciência da escola realizada em áreas verdes possibilita o desenvolvimento de uma consciência ecológica; As áreas verdes podem ser caracterizadas como espaços não formais de educação, podendo contribuir para estratégia educativa na prática da divulgação cientifica (DC), em aulas de Ciências do ensino fundamental I e II...

Período: 2019 – Atual

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA

Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)

Descrição: Pesquisar praticas pedagógicas que contribuam para o processo de divulgação da ciência, de modo a contribuir para o desenvolvimento da cultura científica junto a professores e alunos da Educação Básica.

Período: 2019 – Atual

 

A DIVULGAÇÃO CIENTIFICA A PARTIR DO USO DAS NARRATIVAS DE PRÁTICAS ALIMENTARIAS DOS INDÍGENAS PARA CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA CIÊNCIA

Coordenador (a): Carolina Brandão Gonçalves (UEA)

Descrição: A divulgação da ciência pode-se abordar desde estratégias didáticas para o ensino que alcançam evidências e abordam a construção do conhecimento científico ligado ao social, conforme ilustrado nas narrativas, que expõe o conhecimento de maneira simples, já que um dos problemas, no ensino da ciência é a compreensão dos conceitos químicos ensinados em sala de aula e o desinteresse nesta ciência, entre outros problemas... .

Período: 2019 – Atual

 
GESTÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR, ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA CIDADANIA

Coordenador (a): Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UFAM)

Descrição: Desenvolver sistema de agenciamento, formação continuada e monitoramento interinstitucional acerca da alfabetização e letramento do 1º ao 5º Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando a elevação dos índices de rendimento educacional dos sistemas públicos da educação Estadual e Municipal do Estado do Amazonas; envolvendo ações formativas e de acompanhamento presencial e a distância de gestores, coordenadores pedagógicos e professores, bem como a assessoria na formulação de políticas e programas educacionais na perspectiva da consolidação das competências e habilidades de leitura, escrita e componentes curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O objeto consiste no desenvolvimento de sistema de informação, conhecimento, formação e monitoramento da alfabetização, letramento, leitura e escrita no Ensino Fundamental das Redes Públicas de Ensino do Estado do Amazonas, por meio de atividades de pesquisa, formação continuada e desenvolvimento de metodologias e tecnologias para a formulação de políticas, programas e projetos pedagógicos inovadores na perspectiva de elevação dos índices de rendimento escolar e da formação cidadã de crianças e adolescentes nas Escolas do Amazonas...

Período: 2018 – Atual


PROJETO DE PESQUISA GRADUACAO@UFAM. IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E DE MATERIAL INSTRUCIONAL PARA SUPORTE ÀS AÇÕES SEMIPRESENCIAIS DE 20% DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL EM PEDAGOGIA NA UFAM

Coordenador (a): Zeina Rebouças Corrêa Thomé (UFAM)

Descrição: O Projeto de pesquisa “graduacao@UFAM” está em desenvolvimento no Laboratório de mediações didáticas e tecnológicas do CEFORT, constituído como Laboratório de Hipermídia, coordenado pelo Centro de Formação Continuada desenvolvimento de tecnologia – CEFORT. 
O projeto é responsável pela realização de pesquisas, montagem de grupo de estudos, formação de professores e desenvolvimento tecnológico dirigido para o gerenciamento de 20% da carga horária disciplinar do Curso de graduação presencial em Pedagogia e tem por propósito a transposição didática, produção de instrumentos metodológicos, textos impressos e guias instrucionais, voltados para constituir e consolidar o ambiente virtual de ensino aprendizagem “graduacao@UFAM” (MOODLE). 
Para a realização da pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, serão considerados momentos qualitativos, prototipagem e exercícios pedagógicos, definidos nas seguintes ações: 1) montagem de grupo de investigação e socialização acerca das interfaces pedagógicas e tecnológicas, contemplando as interfaces e integração entre ensino e aprendizagem nas modalidades presencial e a distância; 2) desenvolvimento e exercícios metodológicos em ambientes virtuais de ensino aprendizagem; 3) elaboração de coordenadas de virtualização do ensino presencial através de formulação de guias instrucionais de orientação dos docentes da FACED e UFAM.
Para a realização do projeto serão disponibilizados os recursos atualmente existentes no CEFORT, a aquisição de novos recursos tecnológicos e os recursos para criação de páginas Web; de imagens; de animações; de som e de vídeo; e ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. 
Essa proposição requer formação dos professores, desenvolvimento de materiais instrucionais e ações de implantação, customização e acompanhamento de ambiente virtual de ensino aprendizagem “graduacao@UFAM” (MOODLE). A oferta de 20% da carga horária disciplinar semipresencial, objetiva em curto prazo, introduzir na organização pedagógica e curricular...

Período: 2016 – Atual

 

POLO SANTARÉM

Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)

RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Descrição: Este projeto dá continuidade ao projeto linguagem, educação e conhecimento: processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem de leitura-escrita nas dimensões da educação escolar. Trata-se de projeto temático que articula, teórica e metodologicamente, um conjunto de objetos implicados nas relações entre linguagem e conhecimento e suas repercussões na educação escolar, da Educação Infantil à Educação Superior. Inclui investigações no âmbito do mestrado em Educação, mestrado profissionalizante em Letras, graduação em Pedagogia e licenciatura em Letras-Português. A questão articuladora dos estudos que compõem a proposta diz respeito à verificação dos modos como se realizam, nos processos de ensino-aprendizagem no âmbito da educação escolar, a produção, circulação e aquisição do conhecimento, especialmente aquele que se percebe como próprio do humano-genérico (HELLER, 1985), em relação direta com a formação dos indivíduos, tal como a caracteriza Martins (2004, p.85): ?processo que sintetiza o conjunto de fenômenos produzidos pela história humana, de tal forma que a construção do indivíduo se situa no cerne de uma construção mais ampla: a da humanidade?. Os subprojetos se desenvolvem em cinco subáreas (Leitura-escrita e oralidade na Educação Infantil; Alfabetização; Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio; Leitura-escrita e processos de produção e aquisição de conhecimento na Educação Superior. Literatura e formação), as quais, não obstante a amplitude, partem de três fundamentos básicos: 1 a língua percebida como sistema semiótico constitutivo da condição humana; 2 a intrínseca relação entre linguagem e conhecimento; 3 o reconhecimento e que a educação escolar representa, em relação à aprendizagem extraescolar, a forma mais desenvolvida e mais avançada de educação...

Período: 2019 – Atual

 

PESQUISA EM EDUCAÇÃO: DIMENSÕES CONCEITUAL, METODOLÓGICA E ÉTICA

Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)

Descrição: Considerando que a atividade de pesquisa elemento integrante da formação universitária, não importando o campo em que se realiza e que um dos principais problemas que se vem apontando na pós-graduação em Educação é a fragilidade dos referenciais conceituais e a superficialidades de procedimentos investigativos a pesquisa se propõe ao estudo minucioso de que como o campo da educação, em sua reflexão sobre o tema, tem tratado a questão teórico-metodológica e ética na pesquisa em educação. O projeto se realiza em três fases: 1 a primeira implica fixar um painel analítico suficientemente amplo da produção intelectual da área sobre seu fazer científico por meio da constituição de acervo bibliográfico de referência (não exaustivo, mas devidamente circunscrito e representativo), incluindo artigos em periódicos, livros e teses; não há recorte temporal exato, mas a própria bibliografia indica os anos de 1970, quando se estabeleceu o sistema de pós-graduação no Brasil, como referência. 2 A segunda fase supõe a identificação das principais linhas de força que se identificam nesse referencial, de forma a estabelecer categoriais suficientemente claras e reconhecer tendências, tensões e contradições, fragilidades e potências. 3 A terceira, mais complexas e dependente do sucesso das duas primeiras, aponta para estudo mais amplo, em que se procurará verificar como tais referenciais ecoam na pesquisa em educação; considerando a amplitude campo e grande quantidade de produções, será preciso definir um corpus representativo o bastante para que se possam alcançar resultados seguros. A primeira fase realizou-se em 2018 e 2019, com o levantamento de 430 artigos e 82 livros; contudo, aí se incluem trabalhos de áreas afins sistematicamente referidos em estudo de Educação. É certo que não é recomendável o fechamento da fase, visto que, eventualmente, algum texto fundamental possa ter escapado do levantamento ou venha aparecer no cenário acadêmico. Contudo, o exame preliminar permite afirma que tal acervo não apenas é representativo como deve ser depurado, algo que se pode acontecer quando da realização da segunda, que iniciou em 2020 e deve estender-se até 2021, quando então pode ter lugar, com base nos resultados e categorias estabelecidas a terceira fase...

Período: 2019 – Atual

 

LÍNGUA, GRAMÁTICA, VARIAÇÃO E ENSINO

Coordenador (a): Luiz Percival Leme Britto (UFOPA)

Descrição: Língua, Gramática, variação linguística e ensino é um projeto de caráter temático que reúne pesquisas de três professores doutores, de seus orientandos de graduação e pós-graduação e de ex-alunos pesquisadores voluntários, em torno da questão do ensino escolar de Língua Portuguesa na perspectiva da formação omnilateral. O programa, que se estrutura em duas grandes vertentes: uma de caráter conceitual e outra de caráter empírico-aplicado; se articula com as atividades de descrição linguística desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará Gelopa, liderado pela profa. Ediene Pena Ferreira, tendo como principal interlocutor e colaborador o Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola. O caráter conceitual deste projeto diz respeito ao estudo do campo de investigação. Tendo como articuladores três professores doutores com inserção na graduação e pós-graduação, o projeto tem como finalidade desenvolver trabalhos reflexivos, de caráter ensaístico, como o de levantamento de bibliografia, de mapeamento do que se tem discutido sobre gramática e variação na perspectiva da educação linguística, e ações de observação e intervenção na prática escolar...

Período: 2017 – Atual

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: CURRÍCULO E PRÁTICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Coordenador (a): Sinara Almeida da Costa (UFOPA)

Descrição: Pretende-se com esta pesquisa, de caráter temático e articulada ao grupo de estudos e pesquisas em educação infantil GEPEI, avançar a compreensão dos modos como, no âmbito da educação infantil, se pensa, se configura e se implementa o currículo, relacionando tais aspectos com as concepções históricas de infância, criança e educação infantil e com os valores sociais daí advindos. O objetivo central é caracterizar e analisar o currículo proposto para a educação infantil na região oeste do Pará, procurando compreender de que forma a teoria histórico-cultural pode contribuir no seu desenvolvimento e na sua transformação. Tendo em vista que para promover aprendizagens na educação infantil se faz necessário uma rotina organizada de forma a possibilitar a participação ativa das crianças, um planejamento pensado intencionalmente e pautado na promoção cultural e uma avaliação processual que respalde as práxis docentes sem, contudo, taxar as crianças ou compará-las, tais aspectos constitutivos do currículo precisam ser considerados. Os trabalhos em desenvolvimento vinculados ao projeto temático, utilizam diferentes estratégias metodológicas e exploram os seguintes temas: propostas curriculares, artes, brincadeira, cultura escrita, planejamento, avaliação e rotinas...

Período: 2018 – Atual

 

POLO PALMAS

Coordenador (a): Carmem Lúcia Artioli Rolim (UFT)

Coordenador (a): Idemar Vizolli (UFT)

Coordenador (a): Maria José de Pinho (UFT)

Coordenador (a): Neila Barbosa Osório (UFT)